Portes Grátis para Portugal Continental, em encomendas superiores a 50 euros
  Blog

Como cuidar das suas tábuas de madeira

Escrito em 24 de Mar. de 2017

Como cuidar das suas tábuas de madeira

As nossas tábuas são produzidas em madeira de pinho e de carvalho, com acabamentos manuais, o que as torna únicas. Sendo um produto natural, cada tábua apresenta um aspecto próprio, decorrente do carácter orgânico da madeira. 

Há 3 passos essenciais para o cuidado das tábuas e utensílios de madeira: lavar, secar e hidratar.

LAVAR

De forma a cuidar das suas tábuas, estas deverão ser lavadas apenas com água e sabão, com uma escova ou um esfregão macio, mas nunca submersas em água.

Poderá também desinfectar as suas tábuas com uma solução natural: bicarbonato de sódio, sal grosso e sumo de limão. Basta deixar impregnar e esfregar bem.

SECAR

Recomendamos que, após a lavagem manual, se deixem a secar na horizontal, apoiadas numa superfície plana, para que a tábua não possa empenar.

HIDRATAR

Ocasionalmente, as tábuas e utensílios de madeira devem ser hidratados, para manterem o bom aspecto, e não correrem o risco de quebras ou fissuras pela secura da madeira. Esta hidratação poderá ser feita com um óleo vegetal neutro (alimentar) ou cera natural de abelha. Basta espalhar bem uma pequena quantidade do óleo sobre a tábua e deixar que esta o absorva de um dia para o outro, secando ao ar. No dia seguinte deverá remover o óleo residual que a tábua não absorveu, com um papel de cozinha.

As 3 coisas que NUNCA deverá fazer às suas tábuas:

  • Submergi-las em água
  • Lavar na máquina de lavar a loiça
  • Levar ao forno

×