Portes Grátis para Portugal Continental, em encomendas superiores a 50 euros
  Blog

Tábuas de madeira - Parecer favorável da ASAE

Escrito em 25 de Nov. de 2015

Tábuas de madeira - Parecer favorável da ASAE

ASAE dá resposta favorável à AIMMP: as tábuas de madeira para cozinha podem ser usadas, cumpridas as condições de higiene.

São conhecidas as tábuas de cozinha em madeira, feitas em Portugal e usadas por grandes Chefes, como Jamie Oliver. Tem sido corrente o mito que a ASAE proíbe o uso de colheres e outros utensílios de pau, na cozinha. Face a um anterior esclarecimento da ASAE sobre o uso de colheres de pau, solicitou a AIMMP — Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal — esclarecimento sobre a possibilidade do uso de Tábuas de Madeira na cozinha.

Assim esclarece a ASAE:
"...não havendo portanto nenhuma proibição em se usar tábuas de madeira, desde que o material seja mantido em boas condições de conservação e higiene…"
Fica claro: as tábuas de madeira, de alta qualidade escolhidas pelos melhores Chefes de cozinha podem ser usadas. 


Parecer da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).

On 01/10/14, 17:21, "[ASAE]"

Exmo(a) Senhor(a)

Por este meio acusamos a receção da mensagem de V.Exa. do passado dia 26 de Setembro de 2014, cujo conteúdo agradecemos. Informamos que, como referido na newsletter, os materiais destinados a entrar em contacto com os géneros alimentícios devem ser suficientemente inertes para excluir a transferência de substâncias para os alimentos, em quantidades suscetíveis de representar um risco para a saúde humana ou de provocar uma alteração inaceitável na composição dos alimentos ou uma deterioração das suas propriedades organoléticas.

Assim, os utensílios em contacto com os alimentos devem ser fabricados com materiais adequados e mantidos em bom estado de conservação, de modo a minimizar qualquer risco de contaminação, não havendo portanto nenhuma proibição em se usar tábuas de madeira, desde que o material seja mantido em boas condições de conservação e higiene.

Com os melhores cumprimentos,
Ana Oliveira

Divisão de Informação Pública
Unidade Nacional de Operações
ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica


×